Em novembro de 2021, durante o evento Money Heroes, realizado em Recife-PE, dezenas de educadoras financeiras do país se encontraram para falar sobre futuro, profissão e impacto. Entre elas estavam Maressa Santos e Ramayana de Paula, de Manaus. Curiosamente, as duas não chegaram a conversar durante o evento.
O destino, porém, tratou de uni-las. No voo de volta para suas cidades, Maressa e Ramayana se reconheceram, sentaram lado a lado e começaram a trocar experiências. Descobriram que tinham o mesmo sonho: criar um espaço onde mulheres pudessem falar de finanças sem medo, com acolhimento e protagonismo. Mas também partilhavam a mesma insegurança — sozinhas, não se sentiam prontas para dar esse passo.
Poucas semanas depois, decidiram arriscar. Em 4 de dezembro de 2021, nasceu em Manaus a primeira edição do Encontro Bolsa & Batom, com o tema “Você pode se tornar investidora ainda este ano!”. Foram 15 mulheres reunidas, muitas delas falando de finanças pela primeira vez. A semente estava plantada.
Em 2022, outra conexão ampliou esse movimento. Vivi Silva, que havia criado um grupo no aplicativo de mensagens com as Educadoras Financeiras do Money Heroes, então propôs organizar um evento voltado exclusivamente para mulheres. Quando Maressa compartilhou a experiência de Manaus, outras educadoras se entusiasmaram, decidiram se unir e o que começou em Manaus ganhou o Brasil.
Assim nasceu o Bolsa & Batom: um movimento de mulheres para mulheres, que une educação financeira e impacto social.